Em Defesa da Família

Contato : (63) 98416-3060 | [email protected]

Filipe Martins alerta sobre novos desafios que podem levar à morte de crianças e adolescentes

Uma reportagem veiculada no último domingo, 15, mostrou o caso da menina Raissa, de 8 anos, que foi mais uma vítima do desafio do desodorante em São Paulo. Durante o dia, a menina brincou com os primos e irmãs. À noite, a criança viu a brincadeira perigosa e mortal que é divulgada nas redes sociais, inalou o gás antes de dormir e não acordou mais.

No ano passado, um menino de 10 anos morreu em Belo Horizonte após inalar o aerosol de um desodorante e sofrer uma parada cardiorrespiratória.

Outro novo “desafio” que viralizou no TikTok e vem trazendo preocupações para pais, responsáveis e representantes de escolas em todo o mundo: fumar cotonete. A “brincadeira”, que virou “tendência” na rede social de vídeos curtos, consiste em “acender” um cotonete e tragar a fumaça, assim como é feito com um cigarro comum.

Em abril deste ano, viralizaram vídeos de alunos de escolas cheirando pó de corretivo, para simular cocaína. As substâncias presentes no corretivo também podem provocar processos alérgicos e de intoxicação.

O vereador e deputado federal eleito, Filipe Martins (PL) alerta aos pais para que fiquem muito atentos quanto aos desafios. “Não são brincadeiras, são desafios que podem levar à morte e isso é algo que requer toda atenção dos pais e mães, pois nossas crianças e adolescentes tem sofrido diversos ataques”, pediu Martins.

 

 

O portal SPOT+ compilou outros 10 desafios da Internet bastante perigosos.

1. Baleia Azul

Este é um desafio que incita à auto-mutilação e ao suicídio e que, em Portugal, levou há meses uma jovem em estado grave ao hospital. A rapariga, de 18 anos, foi encontrada com ferimentos junto a uma linha férrea depois de se ter atirado de um viaduto no Algarve. Numa das pernas, a jovem ucraniana tinha escrito com uma navalha a palavra “sim”, cumprindo uma das 50 tarefas do jogo. A última é o suicídio. “Baleia Azul” dá o nome ao desafio devido ao comportamento suicida destes animais. O desafio preocupou a comunidade internacional devido ao número de mortes causado.

 

2. O desafio da canela

Este jogo é antigo, mas parece que ainda não morreu. O objectivo é que as pessoas engulam uma colher, ou mais, de canela, sem beberem água. O problema é que este desafio pode dar origem a sérios problemas respiratórios e de garganta. Há até registo de mortes por asfixia devido à prática deste jogo.

 

3. Surfar em cima do carro

Fazer surf no mar já comporta alguns riscos para quem não tem prática, agora imagine-se a surfer em cima de um carro em andamento. Sim, este é mesmo um desafio da internet entre os jovens e, embora não seja dos mais populares, também já tirou a vida a algumas pessoas.

 

4. O desafio da água fria

Lembra-se do Ice Bucket Challenge? Aquele em que se despejava um balde de água com gelo em cima da cabeça e que, inclusive, várias celebridades cumpriram? Este é parecido. O desafio da água fria é feito quando alguém mergulha em águas geladas, correndo o risco de hipotremia e outras doenças ou até mesmo afogamento.

 

5. Jogo do fogo

Aqui, o perigo continua presente. Em vez de águas geladas, os jovens despejam líquidos inflamáveis pelo corpo e incendeiam-nos. Os riscos são óbvios, mas parece que ainda há quem não perceba isso.

 

6. Kylie Lip Challenge

Este desafio foi muito popular entre a comunidade feminina, cujo resultado era provocar nas jovens uma boca parecida à de Kylie Jenner, do clã Kardashian. Para isso, com um copo de shot, metiam-no à volta da boca e sugavam todo o ar enquanto conseguiam. Artificialmente, os lábios acabavam por insuflar devido à pressão. Os resultados não eram, muitas vezes, o que se esperava, tornando-se, além disso, perigosos.

 

7. Desafio do preservativo

Encher um preservativo com água como se de um balão se tratasse, dar-lhe um nó, e fazê-lo cair sobre a cabeça, cobrindo-a totalmente ao estilo capacete pode parecer uma coisa divertida de gravar e partilhar nas redes sociais, mas também pode ser muito perigoso. Desde o rebentamento à asfixia, as ameaças que este jogo apresenta são várias.

 

8. Inalar coisas

Os jovens estão a desafiar outros a inalarem os mais variados objetos pelo nariz, tirando-os depois pela boca. Desde preservativos, balões a atacadores, tudo parte da originalidade. Os riscos são evidentes: asfixia, problemas na garganta, nariz ou boca, entre outros.

 

9. O desafio do estrangulamento

Este jogo envolve dois jovens, sendo que um deles estrangula o outro, para reduzir os níveis de oxigénio no cérebro até levar ao desmaio. É filmado e partilhado nas redes sociais. É um desafio que não é novo, levou a várias mortes, mas parece que está a voltar.

 

10. Sal e gelo

Outro dos desafios mais perigosos, e para encerrar esta lista, é o do sal e do gelo. Os jovens colocam sal e cubos de gelo nas mãos e fecham-nas com força. O jovem que aguentar mais tempo a dor, vence o jogo. O problema é que o desafio pode deixar queimaduras de segundo e terceiro grau.

Compartilhe

Rádio Paz