Nesta quarta-feira, 19 de agosto, é o Dia do Ciclista. Para o vereador de Palmas (TO) Filipe Martins (PSDB), o momento é de reflexão e o respeito deve ser a principal palavra quando se trata de trânsito.
“Esse momento é de reflexão e de busca por melhorias, já que no Brasil existem 70 milhões ciclistas e a bicicleta tende a ganhar cada vez mais adeptos devido à qualidade de vida e fácil acesso”, esclarece o vereador.
Filipe Martins lembra que já pediu, através de requerimento, a conclusão da ciclofaixa da Avenida Teotônio Segurado, no trecho entre a entrada do aeroporto, até o setor Taquari. Também solicitou o recapeamento asfáltico e a limpeza na ciclovia do inicio da Ulbra até a entrada do aeroporto.
“Tenho cobrado constantemente mais sinalização e melhorias das vias da Capital. A segurança e a acessibilidade de pedestres e ciclistas também merecem atenção e respeito”, disse.
Sem comemorações
Apesar da data comemorativa, acontecimentos recentes tornam o dia doloroso. No inicio desse mês, os dois ciclistas Valdonez Sobreira de Lima, de 47 anos, e Thiago Germano Santos, de 34 anos, morreram após serem atropelados por um carro no km 25 da TO-010, rodovia estadual que liga Palmas a Lajeado.
No dia 28 de julho, dois ciclistas também morreram após serem atropelados em Paraíso do Tocantins. Thiago Krygsman Horácio, de 35 anos, e Thiago Batista Branquinho Moreira, de 32, praticavam atividades físicas na TO-080, quando foram atingidos por um caminhão e não resistiram a na descida da serra do Estrondo.
Especialistas em trânsito dão dicas para que motoristas e ciclistas trafeguem em segurança.
DICAS PARA O CICLISTA
Educação e conhecer as leis de trânsito, sempre respeitando-as;
Ser visto, utilizando roupas claras que chamem a atenção e, quando possível, acoplar luzes que são permitidas na bicicleta;
Evitar ruas e avenidas movimentadas, além de se manter à direita e na mão correta de direção;
Utilizar ciclovias e ciclofaixas, quando estas são disponíveis.
DICAS PARA O MOTORISTA
Levar em consideração a diferença entre a velocidade de um carro para uma bicicleta, e respeitar o tempo de reação de ambos;
Justamente por pontos cegos e pelo tamanho, a bicicleta é difícil de se identificar no trânsito. Mantenha-se atento;
O tempo de frenagem de um carro é menor do que de uma bicicleta, sendo preciso manter maior cuidado em casos que se faça necessário frear.